quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Quem veio primeiro?


Ok. Não existe pergunta mais velha e igualmente irritante do que esta:
"Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?"
Pois é meus queridos! Hoje eu lhes darei a resposta e só porque estou de bom humor. Mas... sério mesmo, quem vem primeiro?
Para ter uma galinha é necessário um ovo, para ter um ovo é necessário a galinha. Então você fica puxando o fio, procurando respostas, gerando mil e uma galinhas e mais três mil ovos. Das duas uma, ou você faz um belo ensopado ou uma omelete super jumbo!
Deixando as piadas de lado (e é claro, a boa e velha enrolação para chegar ao final), vamos ao que as teorias nos dizem.
É chegada então a hora da grande resposta!




Eles nascem juntos.
O quê?! Sim sim, deixe-me explicar com palavras curtas (talvez não tão curtas). Eles nascem junto teoricamente. Ou seja, na evolução dos animais, quando nossa amiga galinha (que até hoje não sabemos por que atravessou a rua) surgiu juntamente com o ovo.
O problema está na própria pergunta e não na sua resposta. A pergunta correta seria: 'Quem veio primeiro, a ave ou o ovo?'. Afinal, estamos esquecendo que a galinha é uma ave e que não é a única a colocar ovos!
Para esta pergunta eu tenho a resposta correta. Que seria... (sem mais enganações e parêntesis com mensagens subliminares ou piadas) o ovo! Sim, aquela coisinha que a gente come de vários jeitos e que aumenta nosso colesterol.
Porém, você volta ao velho fio de um mistério quase insolúvel. Se o ovo vem primeiro, quem o colocou? Para essa nova pergunta eu tenho uma resposta visual!
Eu recomendo clicar na imagem para ampliá-la. Isso aí encima se chama cladograma e mostra a evolução dos animais. Não sei se notaram mas quando você chega nos répteis existe um tracinho que leva até as aves.
E aí está o motivo!
O ovo vem primeiro porque houve um réptil para colocá-lo!
Óbvio, parece um tanto insensato um lagarto colocar um ovo e de repente nascer um lindo pintinho. Mas nós sabemos que o processo evolutivo não aconteceu de um dia para o outro. Para um réptil colocar um ovo que desse origem a uma ave, foram precisos milhões e milhões de anos e muitas modificações anatômicas e fisiológicas.

Espero ter conseguido explicar de forma fácil e compreensível e é claro, ter dado a resposta correta a uma pergunta tão comum.


Se você encontrou algum erro na explicação, comente ^_^

Nenhum comentário: