sábado, 18 de outubro de 2008

Nerdando




Provavelmente eu não posso me classificar como nerd. Porém, dizem os 'sábios', nerd é aquela pessoa aficionada por ciência. Tudo bem, não sou lá tão aficionada assim mas...
O fato é que passei mais ou menos duas horas buscando conteúdos de biologia, por causa disso vou lançar uma metáfora boba mas muito interessante.
Mas antes disso, vamos ter uma aulinha de biologia.
Vamos falar sobre o filo dos moluscos ou Phyllum Molusca (meu latim não anda lá muito bom, então...)
Eles são animaizinhos de corpo mole e viscoso, não apresentam corpo segmentado e podem no geral ter as seguintes características corpóreas:
  • Cabeça
  • Massa visceral
Logicamente, nem todo molusco apresenta essa configuração. Afinal, vamos nos lembrar da ostra, da lula...
E falando em configurações diferentes, vamos comentar apenas os que possuem concha. Mais especificamente os que possuem duas conchas, denominados bivalves.
Esses animais são bastante apreciados pelo homem. Afinal, quem nunca ouviu falar que ostra é afrodisíaco?
Até esse ponto, você deve estar se perguntando aonde vou chegar com tanta babaquisse.
É simples.
Sabe quando algo te magoa muito e de repente se torna um fardo na sua vida? Algo estranho e ruim que arruinou alguma coisa?
Faça desse algo uma pérola. Sabe por quê?
Resumindo bastante a história, a pérola vem de um corpo estranho que se alojou na ostra. Geralmente um grão de areia ou qualquer coisa de gênero. Para se proteger da ameaça, a ostra vai 'cobrindo' grão de areia com várias e várias camadas de nácar. Após aproximadamente três anos você tem uma linda pérola.
É estranho pensar dessa forma. Do mesmo jeito que é inspirador. Quando algo te machucar, fizer mal e você não conseguir expelí-lo, recubra-o com coisas boas. No final das contas você pode ter uma linda pérola.

Um comentário:

Lucas, o Foca disse...

É muito difícil as vezes sermos como uma ostra Eli... tanto pelo mundo querer nos comer como o fato de gerar uma pérola ser um ato muito demorado...

Mas aí que se encontra a mágica disso tudo, saber lidar e tratar do problema para gerar a linda pérola...

Eu posso dizer que finalmente me tornei uma ostra (mas não me coma, produto afrodisíaco demais XD), e vi que estou começando a criar minha pérola (vc sabe do que estou falando).

um abraço Eli, e muito interessante seu texto