domingo, 14 de dezembro de 2008

Voltando (ou quase)

Finalmente eu posso respirar aliviada. Acabou! A-C-A-B-O-U. Ou seria só o começo? Não sei, mas ter um mês e meio dedicado à preguiça e à ociosidade é com certeza uma dádiva de poucos.
Como nem tudo é perfeito eu ainda continuo com dificuldades para escrever. Tenho lido muitas coisas para ajudar e tenho experienciado outras tantas.
Como uma prova viva dessa experiência, vou colocar um vídeo aqui. Da abertura do espetáculo realizado no dia 10 de dezembro, eu estava lá como dançarina (embora só tenha participado de duas coreografias).
Abaixo estão as palavras da minha professora:

"A dança cigana é una, mas não é uma. Em um momento e contexto ela tem uma unidade e em outras condições ela tem outro... e nas diversas contextualidades existem diversas danças ciganas. Assim a compreensão da dança se revela pela metáfora de um mosaico, não de um mosaico pedegroso e estático, mas de uma espécie de mosaico móvel e cambiante de representações e expressões culturais. Mosaico surge apenas como uma das muitas e infinitas formas que essa mistura pode gerar, como na dança clássica oriental composta por vários ritmos e modos de interpretá-los, como na rumba dos Calon que retornou para a Ibéria misturada da América, como na ciganice presente no jeito de dançar dos egípcios e dos espanhóis, e há quem diga hoje que deu até cigano no samba...."
Cecília Cavalcante

A propósito, o espetáculo se chamou 'Mosaico- Várias danças em uma só' e diga-se de passagem foi lindo. Espero poder colocar mais coreografias aqui.

Nenhum comentário: