segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A espera

Eu me pergunto como será minha vida daqui para frente. Tenho poucos planos, alguns sonhos e uma mala cheia de conselhos, advertências e comentários sobre os meus próximos anos de vida. Me sinto na longa espera de um aeroporto, com minha mala pesada, pronta para embarcar. O avião se atrasa e se adianta à medida dos meus atos e pensamentos. Existem momentos em que eu gostaria que ele simplesmente caísse e me deixasse esperando para sempre no aeroporto. Já em outros, gostaria que ele chegasse antes do previsto e me tirasse logo. A minha mala vai ficando cada vez mais pesada à medida que eu vou caminhando. Mas o meu coração e minha mente não acompanham os seus passos. Meu coração por não ter algo ou alguém para se preencher completamente. Minha mente por ter várias pessoas pensando por ela. Não que eu seja um alguém sem personalidade, mas é como se eu fosse começar uma prova: eu estudei muito e estou pronta para 'mandar ver', mas me vem alguém e me dá todas as respostas. É confuso, mas é assim que é.
Ao meu lado, eu vejo outros passageiros. São de todos os tipos. Alguns, eu tenho certeza, vão demorar muito para embarcar. Outros já deveriam estar embarcados a tanto tempo mas sequer têm noção disso. Existem aqueles que tentam burlar o guardinha do portão e dentre estes existem aqueles que conseguem e os que falham. Alguns simplesmente dormem em colchões improvisados, não estão nem aí se o avião chegar e eles perderem, outros se 'grudam' ao vidro e ficam esperando incansavelmente a chegada do seu avião. E é claro, existem aqueles que jamais vão embarcar, porque justo no momento em que estão fazendo o check-in, seu vôo é cancelado e eles simplesmente vão embora do aeroporto e ficam só na nossa memória.
Quando você entra no aeroporto só existem duas chances de sair, pelo portão de embarque ou por cancelamento de seu vôo. Você definitivamente não pode sair pela porta que entrou por inúmeros motivos. Então, tudo que te resta é sentar e esperar ou tentar adiantar o processo.
E onde eu estou nisso tudo?
Eu sou daquelas passageiras de desejos duplos. Como alguém já havia me descrito: sou uma pessoa agitada de desejos sedentários. Se por um lado eu estou louca para sentar em minha poltrona e ver o avião decolar, por outro eu estou tremendo de medo de embarcar. Afinal, tantas coisas ruins podem acontecer! Eu posso ter esquecido minha passagem, meus documentos, pode ter algo de errado com a minha bagagem e eu simplesmente não embarcar... são tantos medos, tantas desconfianças, que a excitação de outrora se desvai.
Pouco a pouco, vejo meus companheiros de espera embarcarem. E me arrependo, deveria ter me juntado àqueles que iriam no mesmo avião que eu, porém eles eram tão pouco interessantes...
A cada novo toque de embarque, meu coração estremece. Minha boca fica seca e minha pele se arrepia, será o meu vôo? Finalmente eu irei sair daqui? Não, não. Apenas mais um de meus companheiros que vão e vão. Até que eu fique sozinha e desesperada. Será que terei o vôo cancelado? Não sei, não sei. As horas não passam, essa maldita mala só pesa. Eu estava louca quando quis fazer esta viagem! Eu poderia ter ficado em casa... mas, mas parecia tudo tão lindo! Tão fácil...
Mas é isso, fazer o que? O jeito é esperar. Me arrumar em algum lugar para poder dormir e ficar na boba esperança de que um dia, alguém sente do meu lado e se predisponha a preencher minha mente e coração e de quebra, aliviar minha mala cheia de coisas inúteis.

Nenhum comentário: